top of page
Bem-vindo ao Othon Palace
Brasil, São Paulo, Abril 2013
Felipe Paiva

             Esse é o retrato de pessoas que não tinham onde morar na cidade de São Paulo e Ocuparam um antigo hotel chamado Othon Palace no centro da cidade que havia sido abandonado a mais de 3 anos. Era um hotel de luxo nas décadas de 60 e 70 que inclusive abrigou a rainha Elizabeth II da Inglaterra. Com a degradação do centro da cidade, os clientes do antigo hotel passaram a se hospedar em bairros mais nobres e mais próximos aos bairros financeiros. Em consequência, o hotel fechou as portas em 2008 por causa de prejuízo financeiro e foi decretado como utilidade pública 1 ano depois. Em 2011 foi invadido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.

            O Movimento dos  Trabalhadores Sem-Teto (MTST) é um grupo de pessoas que lutam por moradia, em especial nos centros urbanos. Cada ano que passa, a especulação imobiliária faz o preço de imóveis subir e marginaliza ainda mais as baixas classes sociais.

            Apesar de São Paulo ser uma cidade muito densa, há no centro dela muitos edifícios que estão abandonados ou por problemas fiscais ou por embargo de obras. São esses os alvos do MTST. Movimentos muito organizados invadem esses edifícios abandonados e fazem deles suas moradias até negociações com a prefeitura sobre moradias populares, que já foram muito prometidas, serem concluídas.

            Apesar de o Brasil ser considerado um país que saiu da pobreza, esta ainda é muito aparente na maior parte da população. Atualmente na cidade de São Paulo existem 31 edifícios invadidos pelo MTST, o que reflete um déficit de condições mínimas para a população da metrópole. Essas são as pessoas que lutam para conseguir viver com o mínimo na cidade mais rica do país.

© R.U.A Foto Coletivo 2014

bottom of page